Além de melhorar a linguagem, ampliar vocabulário e potencializar a escrita, livros destinados ao público infantil estimulam a imaginação e podem auxiliar crianças na interpretação das emoções
A leitura traz muitos benefícios a quem aprecia bons livros. Na infância, além da melhora em aspectos objetivos da cognição, como a capacidade de interpretação, articulação de pensamento e aumento do repertório de palavras, a leitura funciona como articulador lúdico entre a realidade externa vivida pela criança e o seu universo interno, psíquico e emocional, nem sempre simples de ser compreendido.
Como forma de auxiliar na escolha de bons livros infantis, separamos – e indicamos – quatro obras, destinadas às crianças de todas as idades. Confira:

Pedro Vira Porco-Espinha
Autora e Ilustradora: Janaina Tokitaka
Jujuba Editora
Obra lançada em 2017, conta a história de Pedro, uma criança que adora dinossauros, de brincar com amigos, de desenhar e, também, de muito carinho. Apesar das qualidades, o menino pode apresentar um temperamento mais explosivo, digamos assim. Ideal para ler com as crianças, especialmente, quando as coisas não vão tão bem quanto a gente imagina.

O Sumiço do Canário
Autora: Alessandra Rech | Ilustração: Carla Pilla
Belas Letras Editora
O Sumiço do Canário (2012) é uma obra infantil da escritora, jornalista e cronista Alessandra Rech, Patrona da Feira do Livro de Caxias do Sul em 2021. A história conta sobre o desaparecimento de um pássaro que habitava sua gaiola na casa da avó de Lívia. Recheada de invenções, criações e elaborações imaginativas, o conto se aproxima, com leveza, de temáticas como perda e envelhecimento, além de instigar, nos leitores mais velhos, as memórias da infância.

O Elefante e a Borboleta
Autor: Tico Sta Cruz | Ilustração: Carlinhos Müller
Belas Letras Editora
A leveza e a liberdade da borboleta encantaram o gigante elefante, que vivia preso em uma jaula no zoológico. Essa história de amor tão improvável vai se desenrolando a partir das idealizações do grande mamífero e da gentileza do exuberante inseto. Mas, afinal, é possível uma paixão entre seres imensamente diferentes? A resposta será descoberta por quem ler, por enquanto, vale dizer que a história lida (e muito bem) com elementos reais e simbólicos, como a diferença, o amor e a liberdade.

Com 3 letras eu conto
Autora: Elaine Cavion | Ilustração: Sami Ribeiro
Paulus Editora
A obra é uma brincadeira poética que vai levar o leitor a refletir sobre a ideia, as emoções e a ludicidade presentes em termos escritos com apenas três letras. O livro é ideal para crianças recém-alfabetizadas, mas pode ser ótimo para ler com os pequenos – de todas as idades – que são bastante curiosos e vivem querendo entender o sentido das palavras.


Deixe um comentário