
Psicoterapia
Na atualidade, o termo psicoterapia tem despertado o interesse de muitas pessoas, especialmente àquelas interessadas em melhorar o bem-estar e a saúde mental. De fato, o processo psicoterapêutico auxilia na melhora da qualidade de vida, ao possibilitar melhor entendimento sobre sentimentos e emoções, além de ajudar o paciente a lidar com diferentes situações da vida. De modo geral, as pessoas procuram a psicoterapia em diversos momentos:
- Para lidar com situações emocionais intensas que necessitem de apoio e acolhimento, normalmente, essas situações envolvem problemas afetivos e relacionais, situações de luto, dificuldades emocionais no ambiente de trabalho, entre outros.
- Em situações disfuncionais envolvendo dificuldades crônicas, com quadros de ansiedade, depressão, angústia recorrente, pensamentos obsessivos, estresse acentuado, além de transtornos ou síndromes mentais.
- Momentos decisórios importantes, como a definição de uma escolha profissional, a transição de carreira, o desejo de uma recolocação no mercado de trabalho.
- Para obter melhor autoconhecimento, com vista a melhorar o desempenho pessoal, relacional, afetivo e funcional.
A psicoterapia pode ser realizada em diferentes momentos do desenvolvimento humano. Atualmente, os atendimentos são realizados com adolescentes, adultos e idosos. Num futuro breve, o objetivo é atender também crianças a partir dos cincos anos. Atualmente, as modalidades de atendimento considerando a faixa etária são as seguintes:
As possibilidades de realizar o processo psicoterapêutico se dá de duas maneiras: presencial ou online. Ambas regulamentadas, considerando os parâmetros do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Conselho Regional de Psicologia do RS (CRP).

Presencial
A forma mais conhecida de psicoterapia, envolve de um a dois encontros semanais, com duração de 45 a 50 minutos. Nos encontros, com um setting terapêutico de acolhimento, é possibilitado ao paciente um espaço de fala, por meio de uma escuta atenta e empática das dificuldades que o levaram ao processo terapêutico.

Online
Com as tecnologias síncronas, é possível ao paciente realizar o processo psicoterapêutico on-line, por meio de chamadas de vídeo. Os aspectos técnicos seguem os mesmos do atendimento presencial, só que terapeuta e paciente encontram-se a distância, por meio de comunicação virtual.
