Orientação Profissional e de Carreira

Boas escolhas profissionais influenciam na saúde mental, na medida em que possibilitam às pessoas opções mais assertivas em relação a seus desejos. Assim, o processo de Orientação Profissional e de Carreira pode ser bastante útil em momentos de decisão sobre a trajetória no mundo do trabalho. Intervenções nesse sentido podem se dar nos seguintes momentos:

  • Escolha por uma Profissão: Após o Ensino Médio, muitas opções se abrem aos jovens que, ainda adolescentes, precisam se ver diante de uma escolha para uma parte considerável da vida. A Orientação Profissional pode ajudá-los a tirar dúvidas e a clarear percepções sobre seus gostos, interesses e planos em torno de uma formação. 
  • Recolocação Profissional: Diante do mercado, podemos ter expectativas e comportamentos distantes daqueles idealizados. Lidar com as frustrações no âmbito do trabalho podem ser difíceis e desencadear quadros mais sérios para a saúde mental. Aqui, o acompanhamento psicológico se mostra uma alternativa saudável e acolhedora. 
  • Transição de Carreira: ao longo da vida, nossos desejos mudam e as escolhas do passado já não servem mais. No universo do trabalho, optar por outra carreira acaba sendo uma decisão de muitas pessoas. Desse processo, no entanto, emergem dúvidas, emoções e sentimentos que o acompanhamento psicológico pode auxiliar a lidar.